NOTA DE ESCLARECIMENTO Em relação ao vídeo que tem circulado nas redes sociais no qual o Vereador Dalvan faz afirmações inverídicas, a Prefeitura esclarece que: Durante a audiência pública, o Prefeito falou diversas vezes e até mesmo quando perguntado pelo Promotor de Justiça, que a vontade dele é que o serviço continue sendo fornecido pela própria prefeitura, "sem SAAE e sem Embasa",

10/08/2023 às 11h44

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Durante a audiência pública, o Prefeito falou diversas vezes e até mesmo quando perguntado pelo Promotor de Justiça, que a vontade dele é que o serviço continue sendo fornecido pela própria prefeitura, "sem SAAE e sem Embasa", mas a vontade do povo é que deve decidir no futuro. A princípio, a única ação da Gestão será constituir uma comissão formada por membros do Executivo, do Legislativo e da sociedade civil para discutir um novo plano de saneamento básico.

O Promotor de Justiça participou da audiência pública em razão de um procedimento do Ministério Público que apurou os problemas no sistema de fornecimento de água desde a gestão passada (Procedimento n. 674.9.7674 de 2018).

A água fornecida pela Prefeitura é própria para o consumo; as medidas de cloração e testes para avaliação da qualidade são feitos periodicamente por meio da fiscalização ambiental e vigilância sanitária.

As bombas que fazem a captação queimam quando há instabilidade e excessos no sistema de energia elétrica da Coelba, mas a Administração Municipal sempre adota as medidas cabíveis para regularizar a manutenção das bombas e normalizar o fornecimento de água, acionando a Coelba logo em seguida.

Em momento algum foi anunciado que seria criado um novo órgão de SAAE e que o valor da taxa de água iria aumentar. Muito menos trazer a Embasa para o município; aliás, quem encaminhou unilateralmente um projeto de lei para a câmara com essa natureza e sem ouvir o povo foi a antiga gestão.

O Vereador Dalvan participou da audiência pública desde o começo, inclusive compondo a mesa, poderia ter feito uso da palavra e em momento nenhum o fez, mesmo quando oportunizado pelo Prefeito. Agora, lamentavelmente, faz um vídeo apresentando informações inverídicas e com potencial de desinformar a população sobre o que de fato foi falado durante a audiência pública.

O vídeo completo da audiência pública pode ser assistido por qualquer interessado, por meio do seguinte link: