A Prefeitura de Araçás promoveu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, evento alusivo ao Novembro Azul na manhã desta quarta-feira (30). A atividade teve como objetivo reforçar a campanha de conscientização e combate ao câncer de próstata.

05/12/2022 às 07h43

Os homens que integram a Gestão Municipal foram convidados para participarem do evento. "A ideia foi fazer uma manhã de prevenção e educação", comentou a secretária municipal Maria Goreth.

Exames rápidos para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, testagem de Covid-19, glicemia, triagem para solicitação do exame PSA, massoterapeuta e momentos de aferição da pressão arterial foram realizados pela equipe da saúde na oportunidade, além de palestra de conscientização e orientações para prevenção do câncer de próstata.

O "Novembro Azul” é a época do ano destinada às ações de orientação e prevenção ao câncer de próstata. Vale lembrar que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura da doença.

O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum entre os homens no Brasil e no mundo e não produz sintomas na fase inicial. Com o decorrer do tempo, com o aumento da próstata, que se localiza sob a bexiga, pode surgir dificuldade para urinar, enfraquecimento do jato urinário e aumento das micções (necessidade de urinar muitas vezes).

Para o diagnóstico precoce, basta um simples exame de sangue com a coleta de PSA (antígeno prostático específico) para os homens acima de 50 anos e, caso necessário, uma avaliação com médico urologista. Esse check-up é muito importante antes mesmo dos sintomas aparecerem.

#PREFEITURADEARACAS #ARACASBA