Prefeitura Municipal de Araçás

09/05/2022 às 11h33

A “Violência contra a mulher” resume em diversos tipos de abusos que acontecem sistematicamente no Brasil. O Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.

O objetivo é estabelecer parceria entre entidades com o intuito de coibir a violência doméstica e familiar, através de medidas educativas, preventivas e repressivas.

O serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento. No Ligue 180, ainda é possível se informar sobre os direitos da mulher, a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

A Lei Maria da Penha define cinco formas de agressão com violência doméstica e familiar. Violência: física, moral, psicológica e patrimonial.

Não se cale, denuncie!