Desde Abril de 2023 a Secretaria Municipal de Educação está adotando medidas de prevenção visando proporcionar um ambiente saudável e mais seguro, com o objetivo de tranquilizar a todos, prezando pela segurança e bem-estar de nossos estudantes, profissionais de educação e familiares.

09/05/2023 às 14h06

Diante do exposto, seguimos com as iniciativas de observação, prevenção e combate, apostando numa educação humanizada e acolhedora.

Confira algumas ações desenvolvidas no município em prol do combate à violência na rede municipal de ensino:

2ª semana de Abril - Nas Unidades Escolas:

1º passo: Acompanhamento do comportamento da comunidade escolar considerando as manchetes veiculadas nas mídias sociais;

2º Passo: Aulas contextualizando casos de notícias veiculadas, tranquilizando e alertando alunos sobre as possíveis fake news e a não propagação de notícias sem veracidade;

3º passo: Reunião entre equipe escolar.

13/04/2023 - Reunião entre Membros da Diretoria Pedagógica SEDUC, Secretária de Educação, Secretário e Subsecretário de Transporte, Diretores Escolares, bombeiros Civis, representante do FMPEA e representantes do CME.

14/04/2023 - Reunião com pais e estabelecimento de estratégias colaborativas: Uma reunião marcante com pais do CMA e também do lançamento da carta a comunidade como o tema: Segurança nas escolas.

18/04/2023- REUNIÃO da Diretoria Pedagógica SEDUC e Coordenadores pedagógicas: Reflexões e orientações para o Plano de trabalho com o Projeto Base: Educar para a vida com propostas: Seminários, palestras e oficinas sobre as causas da violência e suas manifestações; - Nas unidades escolares: 'Dia “D” Paz!' ; "Diga não a violência!".

20/04/2023 - Dia "D" pela Paz nas escolas: Dia marcado por diversas atividades desenvolvidas nas escolas voltadas para a conscientização da política da paz nos ambientes escolares.

Maio de 2023 - "Campanha Faça Bonito" - Maio Laranja: no mês do enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Educação se junta à Secretaria de Assistência Social no movimento.

Educar Ação: Educar para a vida!

#seducaracas #prefeituradearacas #aracasba #segurançanasescolas #paznasescolas