10/08/2023 às 11h33

Hoje, 8 de agosto, pela manhã, foi realizada a audiência pública para tratar do gerenciamento do sistema de abastecimento de água. O evento contou com a presença de várias autoridades, incluindo o Promotor de Justiça Dario Kist, o Presidente da Câmara José Carlos, os vereadores Flávio Dias, Juraneide Ferreira, Joilton Badaró, Raimundo da Limpeza, Ernandes de Souza, Dalvan Almeida e Abil Paredão, os secretários Laiane Ferreira, Maria Cristiane, Fabio Santos, Cosme Santos, Sandra Schramm, Maria Goreth, Vitor Almeida, Mazinho e Girlandio de Souza SIlva, e a população.

O evento foi amplamente divulgado, tendo em vista que o fornecimento de água é de alto interesse público. Assim, uma gestão democrática busca envolver a população nas decisões da gestão.

Durante sua fala, o Promotor Dario esclareceu a origem do procedimento instaurado no município, com o objetivo de aferir a qualidade do funcionamento do sistema de abastecimento. Ele afirmou que o Ministério Público está presente na condição de parceiro para defender os interesses da sociedade e contribuir para a melhoria dos serviços.

O Prefeito Municipal destacou os avanços em relação à gestão anterior, observando que, quando a nova gestão iniciou, o sistema de abastecimento de água estava em situação bastante precária. Ele reforçou que a prefeitura pode continuar mantendo o gerenciamento e fornecendo os serviços aos cidadãos.

Por fim, o Controlador Geral do município apresentou informações financeiras sobre as receitas e despesas relacionadas ao sistema de abastecimento de água, enfatizando que a população precisa efetivar o pagamento das taxas, já que a manutenção tem custos altos. Ele reforçou que a parceria entre o Ministério Público, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e a sociedade é essencial para o sistema continuar sendo mantido pela prefeitura.

O Prefeito Municipal comprometeu-se a criar uma comissão formada por membros do Poder Executivo, do Legislativo e da sociedade civil, para traçar diretrizes com o objetivo de elaborar um novo plano de saneamento básico, visando melhorar o sistema de fornecimento de abastecimento de água do município.