Prefeitura Municipal de Araçás

11/05/2022 às 14h35

A história de Araçás confunde-se com a história de Alagoinhas, do qual foi desmembrado através da Lei Estadual nº. 4.849, datada de 24 de fevereiro de 1989 e publicada em 25 e 26 de fevereiro do mesmo ano.

Na época de escravidão, existia uma estrada que vinha de Subaúma e passava no povoado de Aranha. ″Araçá″ era uma fazenda que ficava próxima a esse povoado. A fazenda Araçá era do Capitão Manoel Dantas Novaes.

Certa vez no povoado Aranha deu-se uma epidemia, da qual morreram um grande número de pessoas. Como o terreno desse povoado era pedregoso, reuniu-se um grupo de pessoas e saíram para procurar um terreno arenoso para fazer um cemitério, encontrando-o na Fazenda Araçá. O Capitão Manoel Dantas Novaes resolveu doar cem tarefas de terras para que fossem construídos a capelinha e o cemitério, haja vista seu sobrinho João Barbosa Novaes ser Padre, dando origem assim o Povoado Araçás.

Distrito criado com a denominação de Araçás, lei provincial nº 1239, de 21-06-1872, subordinado a vila de Alagoinhas.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Araçás, figura no município de Alagoinhas.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Araçás, figura no município de Alagoinhas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Araçás, pela lei estadual nº 4849, de 24-12-1989, desmembrado de Alagoinhas. Sede no antigo distrito de Araçás. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-06-1989.

Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

#prefeituradearacas #aracasba #prefeitocoelhoHomenagem ao primeiro Prefeito e fundador do Município de Araçás. Se estivesse vivo, hoje, no dia 11/05/2022 completaria 91 anos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

#prefeituradearacas #aracasba #prefeitocoelho