A Secretaria Municipal de Educação de Araçás realizou a Jornada Pedagógica 2023 entre 08 a 10 de fevereiro. O tema da jornada foi "A Importância da Afetividade no Ensino-Aprendizagem: Uma Abordagem Pedagógica Educativa".

15/02/2023 às 08h18

Os professores do município escolheram democraticamente o tema, pois acreditam na importância da afetividade como ingrediente fundamental no trabalho diário do professor em sala de aula. Esse tema é muito relevante para o desenvolvimento das relações inter e intrapessoais e para aproximar sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem.

O palestrante da jornada foi o Professor, Mestre e Doutor em Educação, Marcio Vila Flor, que abriu a jornada com uma reflexão sobre o fazer pedagógico, perguntando "No seu espaço escolar, a quem você destina o seu afeto?".

O evento reuniu professores, coordenadores, gestores, vice-diretores, além de capacitações para monitores, auxiliares de classe, cuidadores, motoristas, vigias, porteiros, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e equipes de nutrição das escolas.

No primeiro dia, o Prefeito Agamenon Coelho e a Secretária de Educação Maria Cristiane Oliveira receberam os participantes e enfatizaram a importância da afetividade no contexto em que vivemos, reafirmando seu compromisso com o progresso da Educação de Araçás.

A jornada também contou com a presença do Secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Secretário de Transportes, Secretária de Obras e Infrainstrutura, além dos Vereadores Capoeira, Flavio Dias e do Vice Prefeito Gelzo.

Um ponto importante da jornada foi o sorteio de 20 cursos de capacitação para profissionais da Educação e 2 cursos de Pós-Graduação em parceria com o Instituto Anísio Teixeira.

A jornada pedagógica termina com a Capacitação de Primeiros Socorros baseada na Lei Lucas (n°13722/18) para todos os profissionais da Educação, que ocorrerá no dia 13 de fevereiro, no Colégio Márcio Nivaldo dos Santos Borges.

Educar Ação: Educar para a Vida!