Começou a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado.

17/11/2022 às 08h06

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a campanha deve atingir o rebanho bovino e bubalino com idade de 0 a 24 meses.

Os produtores rurais ou os responsáveis pelo rebanho devem observar a indicação técnica, respeitando dosagem, agulha, local da aplicação e boas práticas de bem-estar animal.

Na Bahia, apenas a vacinação não basta. Com o cupom fiscal, deve ser feita a declaração obrigatória em um dos escritórios da Adab. O criador que não tiver animais com menos de 24 meses deve declarar todos os animais do rebanho.

Abaixo segue alguns pontos a ser seguidos:

✓ Adquirir quantitativo de doses de vacinas compatível com o rebanho a ser vacinado;

✓ Adquirir vacinas em Casas Revendedoras cadastradas na ADAB;

✓ Vacinar os animais conforme indicação técnica (dose, agulha, local de aplicação, sem estresse, etc.);

✓ Após a vacinação e de posse do Cupom Fiscal e listagem dos animais vacinados por sexo e faixa etária fazer a Declaração obrigatória em um dos escritórios da ADAB;

✓ Lembrar que apenas vacinar os animais não oficializa a vacinação. É necessária e obrigatória a Declaração para que o cadastro fique liberado para movimentação de animais e emissão de Documentos Sanitários;