As vacinas são um marco na história da saúde humana e da ciência, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), salvam a vida de 3 milhões de pessoas a cada ano. Para reforçar a importância das vacinas, hoje é comemorado o Dia Nacional da Vacinação.

19/10/2022 às 09h08

Mesmo com a inegável contribuição das vacinas para a vida humana, a comunidade científica ainda esbarra em um problema que é tão perigoso quanto uma doença: A DESINFORMAÇÃO.

Mesmo rodeada de mitos, a vacinação é o método mais seguro e eficaz para combater a disseminação de vírus e a ocorrência de epidemias infectocontagiosas. Protege não só quem é vacinado, mas também aqueles poucos que não desenvolvem imunidade.

Quem não se vacina, coloca não apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. Quanto mais pessoas de uma comunidade estão protegidas, menor é a chance de uma doença se propagar.

E você, já se vacinou?