O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data de celebração e de conscientização sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra viveu no Brasil desde a colonização.

20/11/2023 às 11h51

É comemorado em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, e reivindica essa figura histórica como símbolo de resistência, deixando o Treze de Maio (Dia da Abolição da Escravatura) de lado, uma vez que o Treze de Maio representa uma “falsa liberdade”, pois, após a Lei Áurea, os negros foram entregues à própria sorte.

Hoje uma data para relembrar as lutas dos movimentos negros pelo fim da opressão provocada pela escravidão.

Nas escolas a importância de intensificar a abordagem de temas como o preconceito e a diversidade étnico-racial em diferentes esferas da sociedade e ensinar sobre a importância da cultura africana na construção social e cultural brasileira.

Educar Ação: Educar para a vida!

#seducaracas #prefeituradearacas #aracasba #diadaconsciêncianegra #fimdopreconceito #igualdaderacial