"Contratações Públicas para o Desenvolvimento Econômico",

20/12/2023 às 10h56

Na manhã da última segunda-feira (18), foi realizada uma palestra enriquecedora com dois renomados palestrantes. Laianne Dantas compartilhou valiosos insights sobre "Contratações Públicas para o Desenvolvimento Econômico", concentrando-se especialmente no pregão eletrônico. Paralelamente, Fábio Souza discorreu sobre a preparação essencial de empresas e produtores rurais para concorrerem em licitações públicas.

A gestão da propriedade rural desempenha um papel estratégico de extrema relevância para o agricultor familiar. Este gerenciamento propicia condições mais favoráveis para a inserção nos mercados, reduzindo riscos, aprimorando os resultados da produção e fomentando a geração de renda. Esse processo envolve uma ampla gama de aspectos cruciais para a administração do empreendimento, tais como a captação de recursos (crédito), aquisição de insumos, planejamento e controle da produção, redução de custos, estratégias de comercialização e a garantia da qualidade dos produtos.

Inúmeras ferramentas estão à disposição para facilitar a jornada do agricultor, desde softwares de gestão financeira, administração e contabilidade até recursos como cartilhas e planilhas eletrônicas destinadas ao registro e acompanhamento minucioso de despesas e receitas. Contudo, é imperativo reconhecer as singularidades sociais e produtivas da agricultura familiar.

A cooperativa Sicoob esteve presente na palestra, abordando a missão, visão, valores, propósitos, benefícios e vantagens. Também orientou sobre os requisitos para associação: para solteiros, é necessário apresentar a identidade civil, CPF, comprovante de endereço e renda, além da declaração de imposto de renda atualizada. Para pessoas casadas, é solicitada a certidão de casamento, CPF, identidade civil do interessado e do cônjuge, comprovante de endereço e renda, juntamente com a declaração de imposto de renda atualizada. Para pessoa jurídica e associados existentes, foram fornecidas informações sobre a manutenção anual do cadastro, conforme regulamentação 2852/98 do Banco Central.