Ocorreu nos dias 18 e 19 de Setembro de 2023, realizado no Hotel Bahia Mar, a 28º. Reunião do Fórum Estadual de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial.

25/09/2023 às 08h59

O evento teve como propósito ampliar a participação dos gestores e gestoras na construção de Políticas públicas tendo em vista:

I - Ampliar a capacidade de alcance das Políticas e Ações de Promoção da Igualdade Racial e de Povos e Comunidades Tradicionais;

II - Aprimorar o processo de territorização e municipalização da política de promoção da igualdade racial e de Povos e Comunidades Tradicionais;

III - Fortalecer os vínculos com os Municípios integrantes do Fórum Estadual de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial;

IV - Disseminar junto aos municípios não integrantes do Fórum, os benefícios na implementação de uma política desta natureza;

V - Apoiar os Órgãos de Promoção da Igualdade Racial nas articulações necessárias à efetivação da Política;

VI - Estimular a criação de órgãos colegiados na estrutura das Prefeituras, visando garantir a participação da sociedade civil no processo de formulação, implementação e fiscalização da Política de Promoção da Igualdade Racial;

VII - Apoiar nas articulações para o desenvolvimento e implantação de programas que estimulem à prática da diversidade nas organizações privadas e combate ao racismo Institucional na esfera pública.

O Secretário de Esportes Cultura e Lazer Paraguai foi representando o município de Araçás como Titular da Representatividade de Igualdade Racial e Gestor da Pasta de Cultura, e pôde participar dos debates e consolidação desse marco histórico que visa a formulação, o fortalecimento e a promoção de políticas públicas da igualdade Racial.

Ações como essas que exemplificam o pedido do Gestor Municipal Agamenon Coelho que é de buscar oportunidades e possibilidades de melhorias para a população municipal, essencialmente para aqueles que mais precisam.

É a prefeitura municipal valorizando nossa gente.