O Conselho Municipal de Saúde de Araçás, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (22/03/2023), no auditório da Prefeitura de Araçás, a 8ª Conferência Municipal de Saúde, das 8h às 17h, com o tema: “Garantir Direitos, Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

28/03/2023 às 08h41

A Conferência Municipal de Saúde é o espaço mais importante para o debate democrático das políticas públicas relacionadas à saúde. O evento tem como objetivo estabelecer as prioridades do município em relação à saúde pública, reunindo entidades e lideranças interessadas no tema. Eles devem auxiliar na discussão dos eixos temáticos e na elaboração do relatório que estabelecerá os pleitos da comunidade. Esta conferência também é uma etapa da 17ª Conferência Nacional de Saúde e 11ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia.

O evento contou com a participação de autoridades municipais, como o Prefeito Agamenon Coelho, a Primeira-dama Silvia Schramm, a Secretária Municipal de Saúde Maria Goreth Coelho, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Rônio Cláudio Brito, o Vereador Flávio Dias, o Procurador Geral do Município Iuri Coelho, Secretários Municipais, usuários do SUS no município de Araçás, trabalhadores e prestadores de serviços da saúde.

A conferência é essencial para aprimorar o sistema de saúde do município de Araçás, garantindo a participação da população na definição das políticas públicas de saúde. Os usuários do SUS e os prestadores de serviços de saúde têm a oportunidade de expressar suas opiniões e debater ideias com as autoridades locais, permitindo que as decisões sejam tomadas com base nas necessidades e expectativas da comunidade. Além disso, a conferência contribui para o fortalecimento da democracia, já que permite que todos tenham voz e sejam ouvidos.