Ocorreu ontem, 22 de agosto, a I Conferência de Cultura de Araçás - Avanços e conquistas da Gestão Municipal na Cultura. O evento ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal de Araçás, com a inspiradora abertura da Orquestra Sinfônica Municipal de Araçás, sob a regência do Mestre Gené, e com a participação de vários alunos da rede pública municipal.

29/08/2023 às 10h48

O Ballet Municipal, regido pela Professora Vanessa, também se apresentou de forma brilhante. Na sequência, o Artista Municipal Thalles Levita cantou e emocionou a todos presentes com sua sensibilidade artística e carisma.

Estavam presentes na mesa o Prefeito Agamenon Coelho, o Secretário de Esportes, Cultura e Lazer Paraguai, a Secretária de Ação Social Sandra Schramm, o Controlador Geral Vítor Almeida, o Presidente do Conselho de Cultura Municipal e responsável pela convocação da I Conferência de Cultura de Araçás, Rônio Cláudio de Brito, a Conselheira de Cultura Municipal e representante da Comunidade Quilombola Gaioso Josenice Xavier, a Presidente do Conselho de Esportes, Lazer e Turismo Rita de Cássia, e a Representante do RTC Gésia Cássia Lima.

A I Conferência Municipal de Araçás teve como propósito avaliar e propor diretrizes para a implementação de políticas culturais no município, bem como a escolha de delegados e suplentes para a representação municipal na Conferência Estadual que ocorrerá em outubro de 2023. A palestrante foi a ativista municipal Tainá dos Reis.

A CMC de Araçás foi a primeira do Litoral Agreste baiano, superando todas as expectativas e tendo vários momentos de destaque. Um deles foi a artista visual municipal Laurinete Xavier, representando a classe de artistas visuais, presenteando o Prefeito Municipal Agamenon Coelho com uma belíssima tela. Os artistas visuais municipais e os alunos do Curso de Artes Visuais 2023 foram responsáveis pela Explicação de Artes Visuais "Os Girassóis de Van Gogh", que encantou a todos na chegada. Na parte literária, a escritora municipal Aline Xavier apresentou um de seus livros ao público.

Para o Prefeito Agamenon Coelho, foi um momento de grande relevância para o município, podendo ver tantos jovens, crianças, mães e pais inseridos neste evento.