Viva a Bahia! Viva a 02 de julho.

05/07/2021 às 08h37

A Independência da Bahia é parte importantíssima do processo de independência do Brasil. Após D. Pedro proclamar a independência do Brasil, em setembro de 1822, tropas portuguesas iniciaram uma ofensiva contra os brasileiros. A resposta à Coroa foi forte em várias partes do Brasil, e o Nordeste brasileiro investiu bravamente na defesa do território e de sua autonomia frente a Coroa. Destacamos aqui as heroínas do Brasil que atuaram nas batalhas da Bahia - a charuteira Maria Felipa, a soldado Maria Quitéria e a religiosa Joana Angélica. Sem esquecer que costureiras, esposas, mães, filhas, negras ganhadeiras que trabalhavam para libertar seus maridos e filhos são exemplos de mulheres anônimas que participaram das lutas pela independência da Bahia.

Viva a Bahia! Viva a 02 de julho.

#2dejulho #independênciadobrasil