O projeto visa contemplar os colaboradores do município com a meta de implementar a prática da atividade física e ginástica no ambiente de trabalho.

28/09/2021 às 08h39

Em virtude de vários diálogos a favor da atividade física para a saúde e qualidade de vida, a secretaria de esporte cultura e lazer fomenta esse projeto com intuito de garantir benefícios a saúde dos colaboradores do município, melhorando as condições de vida e trabalho, desenvolvendo a qualidade e eficiência do trabalhador.

Seguindo essa linha de raciocínio, varias instituições públicas e privadas realizam esse tipo de atividade e tem um rendimento maior como: a Ford e Mercado Livre, que têm diversas campanhas voltadas para melhorar a saúde dos funcionários, segundo o representante da Ford América do Sul Ernesto Huerta “Acreditamos que uma pessoa saudável é mais produtiva”.

Em consonância a isso, existe o projeto de lei do senado de número 3.273/2019 na qual é citado: “Órgãos públicos federais, estaduais e municipais deverão oferecer atividades de ginástica laboral diária para servidores efetivos ou comissionados, empregados terceirizados e estagiários.’’

Fonte: Agência Senado.

Objetivos para introdução da atividade laboral:

• Melhoria do Clima Organizacional

• Diminuição de queixas dolosa e consequente procura ambulatorial

• Diminuição do absenteísmo (prática ou costume de se ausentar de um local onde seria obrigatória sua presença)

• Melhor adaptação ao posto de trabalho

• Melhoria ao atendimento do público

• Melhoria da condição de saúde geral de todos os funcionários.

Ginástica com duração de 5 a 8 minutos, realizada durante a jornada de trabalho para executar exercícios específicos de compensação aos esforços repetitivos e às posturas inadequadas, solicitadas nos postos operacionais.

Relaxamento: Ginástica baseada em exercícios de alongamento realizada após o expediente, com o objetivo de oxigenar as estruturas musculares envolvidas na tarefa diária, evitando o acúmulo de ácido lático e prevenindo as possíveis instalações e lesões. Fazendo com que o mesmo retorne ao seu convívio pessoal descansado e em condições de aproveitar melhor o seu lazer.